Cidadania · Todos

O QUE É A RCCB – REDE DE CONFIANÇA E CIDADANIA PELO BRASIL?

Por Carlos Roberto Teixeira Netto

A proposta é criar uma rede de pessoas amigas, de confiança, que queiram contribuir para que este país, o Brasil, venha a ser uma democracia sólida e não mais sujeita a políticos populistas e manipuladores. Que esses representantes do povo deixem de legislar em causa própria e passem a criar, de fato, condições para que o país possa desenvolver-se, reduzindo as desigualdades sociais, com educação, saúde, segurança e oportunidade de trabalho. Para que o Brasil possa voltar a ser o país das oportunidades. O objetivo aqui é possibilitar que esta rede de pessoas venha a se expressar como parte da sociedade civil, junto a mídia e a seus representantes no congresso.

O que tenho sonhado é com o que estou chamando de “redes de confiança e cidania pelo Brasil” (RCCB).
O nome pode ser comprido e complicado, mas a idéia é simples.
Cada um tem sua rede de confiança, formada por parentes e amigos próximos.
Cada um tem sua própria rede. Ela não é de ninguém mais, além dela mesma.
A idéia é fazer mover essas redes de confiança.
Para aquele que acha que não tem mais nada a fazer, conscientize-se de que você tem uma rede de confiança natural.
Esta percepção vai crescer entre os brasileiros: saberemos que cada um integrantes de nossa rede tem, também, a sua própria rede de confiança.
Teremos a base para começar a agir.
A integração ou aglutinação se daria em torno de alguns tópicos onde o bom senso está estabelecido, mas não se implementa, por resistências do “status quo”. O tema poderia surgir de qualquer dessas redes e seria expresso através de manifestos ou abaixo-assinados. Aí, então, teríamos atingido a representatividade pela lista dos que suportam aquele ponto.

Só tomando um exemplo…
Você envia um e-mail para seu deputado ou para deputados de seu partido.
Eu, também, posso fazer algo parecido.
Mas você ou eu fazer algo assim é bem diferente de se ter um manifesto apoiado por 1 milhão de pessoas sendo enviado para os meios de comunicação, OABs, Transparencia Brasil, FIESP, Congresso, STF, etc.
Temos vários tópicos, temas ou assuntos que são quase unanimidade nacional, mas…
Nada acontece.
Por que?
Porque a sociedade civil não se mobiliza.
Se tivessemos essas redes de confiança atuando e interagindo, poderíamos pressionar o congresso a aprovar o que é importante para o país.
Se tivéssemos mais de um milhão de envolvidos, poderíamos propor leis de iniciativa popular.
Aí queria ver este congresso escapando do que precisa ser feito.

Anúncios

6 comentários em “O QUE É A RCCB – REDE DE CONFIANÇA E CIDADANIA PELO BRASIL?

  1. Antes de criar uma rede de pessoas confiaveis, seria a criação de uma entidade com essa finalidade. Orgãos governamentais de fiscalização são frágeis. Presidente do TCU não é indicado? E por quem? Dai…………..

    Curtir

  2. Não podemos esperar que as iniciativas de mudança efetiva nos hábitos da classe política venha deles mesmos. Nós, cidadãos e eleitores é que temos essa responsabilidade, e a RCCB é uma forma de juntarmos nossas vozes e nossas ações com esse objetivo.

    Curtir

  3. Precisamos sair dessa passividade comodista. Nossa obrigação não se limita ao dia da eleição. Nós somos os patrões e eles precisam nos prestar contas e nos entregar o que foi prometido, temos que cobrar isso se quisermos um mundo decente para nossas futuras gerações. Caso contrário tenho medo do que lhes restará no futuro.

    Curtir

  4. O texto e a mensagem são muito importantes e sinalizam uma mudanca necessária na postura de nossos cidadãos. Se até aqui nosso país tem desconsiderado a necessária participação popular, isto não significa que as coisas devam continuar assim. Só seremos capazes de contribuir com a construção de um país melhor se assumirmos as rédeas de seu destino. Meu pensamento, assim, é o mesmo do movimento, até porque “uma andorinha só não faz o verão”.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s