Ideologias · Todos · Voto

Que Orelha Quer Queimar?

Por Carlos Roberto Teixeira Netto

Participo de diversos fóruns na internet, com isto recebo muitas mensagens, muitos links. É fantástico este novo mundo. Vemos pessoas de épocas diferentes buscando se entender, cada uma delas tendo como seu pano de fundo histórias de vida totalmente diferentes. Às vezes, a comunicação fica difícil por conta das experiências passadas (falo desta mesma existência, naturalmente).

Ouvi certa vez uma piada bastante simples, mas servirá como ilustração…

OrelhasQueimadas1

Dois amigos se encontram. Um deles nota que o outro estava com as duas orelhas queimadas e não resiste e pergunta sobre o que teria acontecido. Então o outro explica (ou tenta…) : “Bem.. Eu estava em casa, descansando, sentado no sofá da sala e lendo o jornal, após um longo dia de trabalho. Minha esposa, passava a roupa na sala, perto de onde eu estava. O telefone tocou e, ao invés de pegar o telefone, peguei o ferro de passar quente e meti na orelha. E pior, era engano!“.

O que ouvia não pode deixar de comentar e perguntar: “Sim, entendo porque você queimou uma orelha. Mas como queimou a outra?”.

O que tinha as duas orelhas queimadas lhe respondeu: “Não é que o mesmo sujeito ligou de novo!”

Voltando as dificuldades de comunicação… Temos envolvido neste processo pessoas que ainda não queimaram nenhuma orelhas, aqueles que queimaram uma delas e os que já queimaram as duas.

Trazendo para o momento atual… Já passamos por experiências políticas das mais diversas aqui no Brasil. Alguns viveram tempos de tensão, de disputa pelo poder para imporem suas ideologias a ferro e fogo. Aprendemos que os militares são importantes na defesa da pátria, foram e são preparados para a guerra, para a defesa dos valores constitucionais, mas a direção do país não pode ficar reservado a generais. Sabemos, ainda, de erros e acertos em outros países. A queda do muro de Berlim foi a visualização da derrocada do comunismo, da economia estatal, centralizada. Estamos, ainda, vivendo os resultados de uma crise financeira globalizada, fruto da ambição humana e facilitada por um capitalismo frouxo.

Todas essas experiências, de uns e de outros devem ser consideradas para que não voltemos a incidir nos mesmos erros.

Os partidos dominantes, no Brasil, são declaradamente socialistas. Sabemos que existem vários matizes de socialismos, dos mais retrógrados aos menos retrógrados. Temos que considerar, seriamente, que um dos maiores problemas brasileiros é a desigualdade social e este problema tem que ser encarado de forma prioritária. O futuro do país depende de superarmos esta barreira. Para isto, o que precisamos não é uma mera divisão social dos resultados obtidos pelo trabalho de alguns, mas  o desenvolvimento de oportunidades mais justas para todas as camadas da sociedade.

Como isto pode acontecer?

  1. Pelo uso inteligente, eficiente e racional dos impostos recolhidos. Isto redundará, naturalmente, em redução dos gastos públicos e redução da carga tributária;
  2. Pela transparência dos gastos públicos e melhores processos, reduzindo as brechas de desvio do dinheiro público.

Devemos nos esforçar para não queimar nenhuma das duas orelhas, de novo…

Anúncios

Um comentário em “Que Orelha Quer Queimar?

  1. Estou com você nas duas sugestões acima sobre uso dos impostos de forma racional e inteligente (acrescentaria, só para enfatizar: por critérios técnicos e nunca políticos, e na transparência e melhores processos quanto a gastos públicos para evitar desvios de verbas. Mas, para isso, será necessário realmente “uma nova maneira de se fazer política”, a bem somente da nação. de forma totalmente desinteressada (salvo pelo prazer e orgulho de ver a nação se desenvolvendo de forma solidária, justa e igualitária).
    Precisamos fazer pressão com relação a isso urgente! Uma verdadeira corrente nacional por uma nova forma de se fazer política em todos os niveis e setores, (seja com ou sem Marina Silva, quem primeiro propôs isso oficialmente em sua candidatura).

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s