Todos · Voto

FHC vs Lula: Comparações, para que???

Por Carlos Roberto Teixeira Netto

Screen Shot 2014-10-13 at 18.29.06

Trabalhei 30 anos em uma multinacional que visa lucro e tem uma visão de longo prazo que a faz adotar princípios transparentes de negócio. Acabei ficando com algumas fortes referências daquele tempo. Isto, com certeza, me fez uma pessoa enviesada e por isto estou sempre buscando corrigir isto, caso perceba que estou errado.

Não me lembro de que em algum momento tivéssemos discutido sobre comparações entre um período de presidência com outro. Até entendo que não se fazia isto porque os presidentes não eram eleitos e não era o caso de militantes de partidos terem que defender e acusar um ou outro.

Vendo todo este esforço de comparações que correm de um lado para outro, sem querer desanimá-los, contudo, penso que não faz muito sentido e digo porque.

1o) FHC e Lula não são candidatos (ou será que Lula será através da Dilma, como laranja?);

2o) FHC não pode implementar muita coisa (alguns dizem: ainda bem..), porque o PT não deixou. Lembrando que o Lula, sempre do contra, foi contra o Plano Real (<=assista o video), contra a Lei de Responsabilidade Fiscal, contra o Proer, contra o Bolsa Escola (<=Assista o video) e contra não sei mais o que.

3o) Muito (para não dizer todo) do sucesso do Lula foi em manter a condução econômica de seu antecessor FHC. Ou alguém acha que não?

4o) O que se constrói, qualquer engenheiro civil sabe isto, é sobre um alicerce. Pode até não ser visto, mas está lá. O Lula se comporta como um estelionatário quando nega tudo o que foi feito antes dele.

5o) O Bolsa Família foi uma idéia do Governador Marconi Perillo (PSDB) (<=Assista o  video)

6o) Existem fatores externos que deveriam ser expurgados para uma análise justa. Como exemplo, tomo um período lá trás e que lembro-me muito bem, antes de FHCs e Lulas. Alguém já imaginou o Brasil ser bem sucedido, quando dependia da importação de petróleo que foi de US$2 a US$20, em 1979 e os juros que incidiam sobre uma enorme dívida externa (que pareceu, um dia, ser um bom negócio) subiram e bateram uns 24% (LIBOR)! Nenhum governante teria tido sucesso. Quem se anima a fazer este expurgo de causas externas, como o crescimento chinês, uma crise internacional, uma instabilidade política?

7o) As comparações que se faziam no tempo de executivo, eram contra as metas estabelecidas. Por isto éramos cobrados e os bônus ou advertências eram aplicáveis. Como foram os governos FHC e Lula comparados contra suas próprias metas?

8o) Benchmarking… Esta é uma prática que eu gosto. Ver as melhores práticas, os melhores resultados (holísticos) atingidos e ver como estamos com relação a esses. Como o país se desenvolveu em relação a outros (BRICs) nesses governos?

9o) Tudo isto para que, exatamente??? Não sei, porque nem Lula nem FHC são candidatos (acho eu…) e, mesmo se fossem seriam governantes diferentes. Algum já encarou uma valorização do real como a que vem por aí? Alguém já nadou em dinheiro com a exploração do pré-sal?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s