Cidadania · Todos · Voto

Aos Eleitores do Tiririca

Por Carlos Roberto Teixeira Netto

VotoVocês mandaram uma mensagem importante para a classe política e também para os demais eleitores, mas o que quero destacar aqui é uma coisa que vocês ainda não se deram conta!

Vocês tem o PODER de mais de um milhão e trezentos mil votos e isto só no Estado de São Paulo!
Com esta quantidade de votos, cidadãos conseguiram levar adiante um projeto de lei de iniciativa popular importantíssimo para o futuro deste país, eu diria que mais importante que o/a presidente que iremos eleger, o projeto Ficha Limpa.
Quanta coisa vocês podem fazer, então!

Outra lei que iniciou-se a partir de um projeto de lei de iniciativa popular, mas não da classe política foi a da criminalização da compra de votos. Desde de 1990, a compra de voto é crime! Há que se perguntar: “Por que o legislativo nunca se preocupou com isto, antes? ”

A política é muito séria para ser deixada com os políticos!
Por que esses políticos nunca tomaram a iniciativa de cercear a candidaturas de bandidos?

Vocês já pensaram que o atual modelo político brasileiro atrai e retém bandidos?
Que tal acabarmos com isto?
Que tal pressionar pelo voto distrital, para começar?

Ou, então, vamos atrás de uma lei de apoio popular para se explicitar os impostos incluídos nos produtos e serviços que compramos? Você vai entender rapidinho o que significa “carga tributária” e vai estar mais atento aos gastos dos cartões corporativos e desvios do dinheiro público (=seu dinheiro!)

Ou, ainda, por que uma lei de apoio popular que exija dos candidatos conhecimento básico para os cargos que pleiteam? Poderíamos incluir aí os cargos comissionados (também, conhecidos como “cargos de confiança”. Resta saber, de confiança de quem…). Não é assim para qualquer outro cargo na iniciativa privada ou até mesmo para os cargos públicos concursados?

No modelo eleitoral brasileiro, muito mais problemático do que se eleger o Tiririca é que por votar nele, três outros deputados que o eleitor nem conhece, foram eleitos. Se você eleitor do Tiririca não concordar com isto, por que não começar um movimento para que se mude esta situação? Ou você acha que nosso legislativo irá fazer algo neste sentido?

Esta charge talvez seja mais elucidativa: Coeficiente Eleitoral

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s