Cidadania · Todos

Elucubrando sobre meu país (Fernando Coelho)

pensador

Por Fernando Coelho Datado de 09.10.2013, mas publicado agora por seguir relevante, infelizmente.

Há muito que quero me expressar e vou adiando. Certa hora há que começar. É hoje!

Não estou entendendo o meu país. O que vejo não combina com o que vejo o nosso governo alardeando com nosso $$$$. Gasta-se muito em propaganda. Diria que se gasta mal.

Somos o país do pré-sal. Já deveríamos ser autossuficientes em petróleo. Acho que não somos ainda. A promessa feita não foi cumprida e não vejo cobrança sobre este aspecto. Estamos amortecidos?

A presidente e o ex fizeram estas promessas. Ela foi ministra de minas e energia e foi presidente do conselho de administração da petrobrás.

Coloquei em minúsculo por que é como a vejo, petrô, após doze anos de pt. Quem investiu nela ralou-se.

Vejo um partido político de sucesso, amoral, corrupto e em expansão. Em toda a esfera do governo. Uma execução brilhante de um plano de conquista do poder e de nos transformar em algo parecido com outros países da América do Sul. Conquistas brilhantes.

Domina o Congresso, tem a presidência da república. O que considerava o último bastião da democracia, o Supremo Tribunal, hoje Fedemal, conquistado.

O Lewandoswski foi o primeiro. Viram que era possível emplacaram o Toffoli. Não tem passado e presente para ministro. Adiante há uma comparação entre ele e o Joaquim Barbosa.

Emplacados estes dois, fazem chicana no julgamento do mensalão, há aposentadoria compulsória de ministros, vem a claque petista: Rosa, Teori e Barroso dois milhões.

Têm cinco votos e recebem o apoio de um juiz de m…, segundo definição do Saulo Ramos em livro.

Pronto o Fedemal agora vai julgar de novo os do mensalão. Aceitamos tranquilamente.

Não temos a quem apelar. Não temos a amoralidade do pt. Creio que não sabemos lidar com esta ausência de princípios. Já deveríamos ter aprendido.

Há algum tempo atrás escrevi sobre o julgamento do mensalão. Via-nos apontando na direção certa. Ledo engano. Deixei o artigo adiante para quem quiser lê-lo ou relê-lo.

Temos um deputado presidiário apoiado pelos deputados. Renan é presidente do senado. Algo está muito errado e cheira mal, fede.

O ambiente em que vivo é estranho. Na TV, vândalos de armas na mão quebrando tudo. Polícia assiste. E as TVs e jornais comentam sobre a violência dos policiais. Há algo errado. É como sinto.

Houve protestos. Manifestações pacíficas são destruídas pelos vândalos. O que nos espera?

A nossa presidente discursou no exterior. Hospedada em hotel de milhares de $ dia.

Eis parte de seu discurso.

“Tem uma infraestrutura muito importante para o Brasil, que é também ainfraestrutura relacionada ao fato de que nosso país precisa ter um padrão de banda larga compatível com a nossa, e uma infraestrutura de banda larga, tanto backbone como backroll, compatível com a necessidade, que nós teremos para entrarmos na economia do conhecimento, de termos uma infraestrutura, porque no que se refere a outra condição, que é a educação, eu acho importantíssima a decisão do Congresso Nacional do Brasil em relação aos royalties”.

“A destinação dos royalties e do fundo social para a educação, esses dois elementos, um de infraestrutura e outro na área de educação constituem nosso passaporte também para o futuro. Então, é um programa ambicioso, ele tem vários desdobramentos, ele não para aí, porque ainda inclusive nós não vamos iniciar esse processo, estamos em fase de discussão, esse que estou falando da banda larga. Mas eu estou aqui completando para vocês porque eu vou falar, aí, então, fica completado para vocês.”

Texto colhido da Tribuna da Imprensa. Como diria Romário, Dilma calada é uma poeta!

Este e-mail é uma coletânea de várias opiniões e e-mails que colhi.

Leio o O Globo, Exame e coisas da Itanet e internet em geral. Assim formo minha opinião e a envio aos amigos. A Itanet é uma associação que congrega os formados no ITA, quem vivenciou e participou da vida do ITA, e outros. Você precisa ser aceito para participar.

Há de tudo na Itanet e creio que somos coisa de 700. Vale tudo. A exceção é que a progenitora do iteano que administra este serviço 0800, ou seja, grátis para o usuário, não pode ser xingada. A Itanet existe há vários anos. (“xingada” pode ser considerado um caso de plebeísmo. Evite o uso de gírias e palavras de baixo calão em seu texto. Segundo meu corretor ortográfico do Word.)

Recebi um e-mail com uma entrevista do então Cardeal Bergoglio, hoje PapaFrancisco, ao jornalista Chris Mathews da MSNBC, na Argentina.

Fui ao pai de todos, o Google, de onde tirei uma citação sobre a entrevista. Chris Mathews, MSNBC. Confiram a veracidade e vejam a entrevista inteira.

Não acredito em deus, não gosto de qualquer religião, mas o Papa Francisco encantou-me. Continuo sem religião e ateu, e enfeitiçado pelo Papa.

A entrevista expressa muito que penso. Preguiçoso que sou, por que não aproveitá-la?

O Papa Francisco defende a prevenção da pobreza. Ataca os socialistas por que considera que favorecem a pobreza. O que aproveitei foi a forma como articula e ataca os socialistas.

Destaco uma pequena parte da entrevista. Quem quiser toda, ao Google!

A entrevista começa com o jornalista perguntando ao então Cardeal Bergoglio, hoje Papa Francisco, o que ele pensava sobre a pobreza no mundo.

O cardeal respondeu:

“Primeiro na Europa e agora nas Américas, alguns políticos têm se dedicado a endividar as pessoas, fazendo com que fiquem dependentes.

E para quê? Para aumentar o seu poder. Eles são grandes especialistas em criação de pobreza e isso ninguém questiona. Eu me esforço para lutar contra esta pobreza.

A pobreza tornou-se algo natural e isso é ruim. Minha tarefa é evitar o agravamento de tal condição. As ideologias que produzem a pobreza devem ser denunciadas. A educação é a grande solução para o problema.

Devemos ensinar as pessoas como salvar sua alma, mas ensinar-lhes também a evitar a pobreza e a não permitir que o governo os conduza a esse estado lastimável.”

O jornalista ofendido pergunta: O senhor culpa o governo?

“Eu culpo os políticos que buscam seus próprios interesses. Você e seus amigos são socialistas. Vocês (socialistas) e suas políticas, são a causa de70 anos de miséria, e são culpados de levar muitos países à beira do colapso. Vocês acreditam na redistribuição, que é uma das razões para a pobreza. Vocês querem nacionalizar o universo para poder controlar todas as atividades humanas. Vocês destroem o incentivo do homem, até mesmo para cuidar de sua família, o que é um crime contra a natureza e contra Deus. Esta vossa ideologia cria mais pobres do que todas as empresas que vocês classificam de diabólicas.”

Gostei da colocação. Faz-me sentido. A essência para mim está correta.

Li um artigo do O Estado de São Paulo, Nosso Calcanhar de Aquiles, comentando um novo estudo do Fórum Econômico Mundial que mostra que o estado lastimável da educação talvez seja o mais grave entre todos os entraves ao pleno desenvolvimento profissional e pessoal dos brasileiros. Há comparações entre diversos países. Recomendo lerem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s