Educação

Não posso deixar de lembrar dos astronautas… “Temos um problema…”

Se de um lado pesquisas feitas com os pais de alunos, na média, eles estão satisfeitos com as escolas públicas, por outro lado o PISA-Programme for International Student Assessment classifica o Brasil, entre 57 países:

Ciências: 52o. Leitura: 49o. Matemática 54o. Ou seja, o Brasil … entre os piores!

A satisfação dos pais pode estar relacionada ao fato de que as condições das escolas são muito melhores do que tiveram. As crianças tem uniforme, tem professores, tem merenda, tem mesas e cadeiras. Um bom progresso já aconteceu. MAS… estamos longe de vencer as etapas para chegar a ser um dos 5 melhores no mundo. afinal, não se diz que o Brasil será a quinta economia do planeta dentro de um certo número de anos?

Para reflexão, segue um link de um artigo interessante, escrito pelo Gustavo Iochpe onde trata do tema “Crescimento econômico e Desenvolvimento humano”…  A conclusão que parece óbvia é que circunstâncias podem levar ao Crescimento Economico, mas é o desenvolvimento humano que dá a necessária sustentabilidade.

Nesta linha, recentemente, recebi um encarte, propaganda do governo sobre o que vem acontecendo com a educação no Brasil. Se é verdade (espero que seja, mesmo contando com erros, incompetências, etc.), mudanças estarão a caminho…

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2003: R$ 19 bilhões
2010: R$ 59 bilhões
No ano em que o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) completa 3 anos, os investimentos triplicaram. confira e acompanhe as ações.
A EDUCAÇAO BRASILEIRA NO CAMINHO DA QUALIDADE
O Plano de Desenvolvimento da Educação [PDE] reúne as ações do governo Federal que mudaram o retrato da educação brasi leira.
Seu maior desafio é assegurar educação de qualidade para 60 milhões de crianças e jovens que frequentam nossas escolas e universidades.
EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO (REUNI)
Desde 2003, aumenta o acesso aos cursos superiores. Nos últimos seis anos, as universidades públicas Federais mais que dobraram o número de vagas de ingresso.
Foram criadas 13 novas universidades Federais e 124 novos campi pelo interior do país.
PROUNI
Desde 2004, quando foi criado, o programa que concede bolsas de estudos integrais e parciais para estudantes de baixa renda já beneficiou 595 mil estudantes, até 2009.
FIES
Agora, o financiamento estudantil tem novas regras: os juros baixaram de 9% para 3,4% ao ano, o prazo para amortização é de três vezes o tempo da graduação e os estudantes de licenciatura e medicina que se dispuserem a trabalhar nas redes públicas de educação  e saúde amortizam, sem nenhum dispêndio, 1 % da dívida consolidada por mês trabalhado.
AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Criado em 2004, o Sinaes muda o paradigma da aval iação: agora, o Estado avalia e também regula a educação superior. Direito, medicina e pedagogia foram os cursos escolhidos para uma primeira rodada de supervisão, resultando em descredenciamento, redução de vagas ou suspensão de processo seletivo.
EDUCAÇÃO SUPERIOR À DISTÂNCIA – UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL [UAB]
O sistema UAB foi criado em 2006 para interiorizar a oferta pública de ensino superior. Conta com 557 polos e tem outros 196 em implantação.
PÓS-GRADUAÇÃO
A meta de formar 11 mil doutores e 30 mil mestres ao ano foi cumprida. O Brasil ocupa a 13a posição no ranking mundial de produção científica.
Em 2009 foram concedidas 4.466 bolsas de pós-graduação no exterior e 47.153 no Brasil.
PARA ORGANIZAR O CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO – NOVO ENEM E SISU
Desde 2009, o Ministério da Educação oferece aos estudantes de ensino médio uma prova mais abrangente, com quatro áreas de conhecimento [linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas] e uma redação.
O novo Enem contribui para a reorientação do ensino médio, pode ser utilizado para certificar os alunos de educação de jovens e adultos [EJA] e é a porta de entrada para o ProUni e para institutos e universidades federais, por meio do SiSU.
EXPANSÃO DO ENSINO TÉCNICO FEDERAL
O governo federal promove histórica expansão do ensino técnico.
Entre 1909 e 2002, o Brasil criou um total de 140 escolas. Até 2010 estão sendo criadas novas 214, agora agrupadas em 38 institutos Federais.
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ESTADUAL – BRASIL PROFISSIONALlZADO
Foram firmados convênios com os estados no valor de R$1,2 bilhão para reestruturar o ensino médio estadual, integrando-o à educação profissional.
O programa prevê a construção de novas 129 escolas e a reforma ou ampliação de 534 unidades estaduais.
REFORMA DO SISTEMA S
Em 2008, o governo federal alterou a forma de atendimento do Sistema S [que reúne entidades como Sesi, Sesc, Senai e Senac].
Por força da nova legislação, Senac e Senai terão de aplicar 2/3 da sua receita na oferta de cursos profissionalizantes gratuitos para jovens de baixa renda.
Já Sesi e Sesc terão de investir 1/3 da sua receita em ações educativas.
Em 2009, o acordo beneficiou 287 mil jovens.
ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS – BRASIL ALFABETIZADO
O BrasiL busca cumprir uma das metas de Dacar: reduzir em 50%, isto é, para 6,7%, a taxa de analfabetismo de jovens e adultos, até 2015.
PISO SALARIAL NACIONAL DO MAGISTÉRIO
Desde janeiro de 2009, professores da educação básica compõem a única categoria profissional que usufrui do direito constitucional a um piso salarial nacional, no valor estipulado de R$1.024,67.
PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES – PLATAFORMA FREIRE
Mais de 90 instituições públicas – universidades federais, estaduais e institutos federais – e comunitárias, além da Universidade Aberta do Brasil, coordenadas pela Capes, reservam 330 mil novas vagas de licenciatura para professores sem graduação e segunda licenciatura para professores que atuam fora de sua área de formação.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Pela primeira vez, em 2008 a matrícula de crianças com deficiência em escolas regulares supera a matrícula em escolas especiais.
ACOMPANHAMENTO DO FLUXO ESCOLAR POR ALUNO – EDUCACENSO
Criado em 2007, é um sistema de coleta de dados individualizados de alunos, professores, turmas e escolas em todo o país. Os dados de fluxo por aluno e os resultados da Prova Brasil compõem o Ideb, pondo fim à indústria da repetência e da aprovação automática.
Em 2009, Foram cadastrados 52 milhões de alunos.
FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA – FUNDEB
Em substituição ao Fundef, restrito ao ensino fundamental, o Fundeb financia toda a educação básica: creche, pré-escola, ensino Fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos.
A União, na comparação com o Fundef, fez a sua parte, multiplicando por 17 o aporte, a título de complementação, para R$7,5 bilhões em 2010.
AVALIAÇÃO E DEFINIÇÃO DE METAS POR ESCOLA [IDEB]
O índice de Desenvolvimento da Educação Básica mede a qualidade de mais de 50 mil escolas públicas do país.
Pela primeira vez, foram fixadas metas de qualidade escola por escola, monitoradas a cada dois anos.
As metas nacionais de 2005 e 2007 foram integralmente cumpridas. A qualidade melhorou em todas as etapas da educação básica.
PARA ORGANIZAR O CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL – PROVA BRASIL
Desde 2005, a Prova Brasil avalia a proficiência em matemática e leitura dos estudantes das redes públicas urbanas de 5° e 9° anos do ensino fundamental.
Os resultados são utilizados para o cálculo do Ideb e auxiliam as escolas a reformar seu currículo e projeto pedagógico na busca da qualidade.
ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS PROVINHA BRASIL
A Provinha é um instrumento que permite aos gestores estaduais e municipais de educação, professores e diretores acompanhar a alfabetização de crianças.
Seu objetivo maior é garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade.
CRECHES E PRÉ-ESCOLAS – PROINFÂNCIA
Criado em 2007, o ProInfância amplia a rede física de creches e pré-escolas públicas.
Até o momento, foram firmados convênios no valor de R$1 ,51 bilhão para construção de 1.722 novas unidades.
LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO MÉDIO
Até 2005, os alunos do ensino médio público simplesmente não recebiam livros didáticos do Ministério da Educação.
Em quatro anos, a entrega foi universalizada. Em 2009, os 7,2 milhões de estudantes do ensino médio das redes públicas receberam livros de todas as disciplinas.
TRANSPORTE ESCOLAR E CAMINHO DA ESCOLA
Estados e municípios passaram a receber da União um auxílio por aluno da pré-escola e ensino fundamental e médio residente em área rural para custeio do transporte escolar.
Além disso, o governo criou o programa Caminho da Escola para renovação da frota de veículos escolares, com certificação do Inmetro.
Desde então foram comprados 5.721 ônibus com investimentos de R$903 milhões.
ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS
O Brasil era um dos poucos países cujo ensino obrigatório era de apenas oito anos.
Agora nossa Constituição estabelece que o ensino Fundamental é de nove anos.
Até 2009, 95% dos municípios implantaram o novo modelo.
ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO E NA CRECHE
A merenda escolar estava restrita à pré-escola e ao ensino Fundamental.
Agora todos os alunos da creche ao ensino médio, inclusive alunos da educação de jovens e adultos, recebem merenda na escola, cujo valor por aluno Foi reajustado em 131 %.
BANDA LARGA NAS ESCOLAS E PROINFO
Desde 2008, o governo Federal leva internet rápida para escolas públicas.
Até o fim de 2010, 55 mil escolas públicas urbanas estarão conectadas.
Já foi atingida a marca de 42,5 mil escolas atendidas.
Foram adquiridos, até 2009, 84 mil laboratórios.
EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL – MAIS EDUCAÇÃO
Criado em 2008, o programa promove educação integral, especialmente para alunos em áreas de risco social.
No segundo turno, a escola oferece atividades culturais, esportivas, recreativas e aulas de recuperação para quem precisa.
Em 2010, dez mil escolas participam do programa,
OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA E DE LÍNGUA PORTUGUESA
Promovida pelo Ministério da Educação e Ministério da Ciência e Tecnologia desde 2005, a Olimpíada de Matemática mobilizou, em 2008, cerca de 18 milhões de alunos das escolas públicas.
No mesmo ano, a 1a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro teve a participação de seis milhões de alunos,
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A MELHORIA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA SÓ SE FAZ COM O COMPROMISSO E A PARTICIPAÇÃO DE TODOS.

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