Por que os juros são altos?

Ouve-se muita discussão sobre a taxa de juros no Brasil, pois temos uma das mais altas taxas de juros reais do mundo, quiçás, a maior!

O estado/governo é o maior “sócio” dos bancos

Em geral, culpam-se os bancos, os capitalistas… Mas esquecem que o fisco é o maior sócio dos bancos. Lembre-se: o lucro dos bancos é taxado pelo Imposto de Renda,  portanto, quando os bancos publicam seus lucros, vale a pena ver o quanto de imposto foi para os cofres públicos. Você vai ficar impressionado!

E, ainda a “cunha fiscal”, aquela parcela relativa aos impostos, tributos e contribuições que compôe o custo do dinheiro. É uma das maiores do mundo! Deve girar em torno de 50% do “spread” bancário (diferença entre a taxa de captação e de empréstimo).

O artigo “Por que os juros não baixam?” do Stephen Kanitz , expressa, em minha opinião, de forma precisa a razão da alta taxa de juros no Brasil.

Gastos excessivos: estado/governo = incompetência/corrupção

Bem… Indo um pouco mais na raiz do problema, ele reside nos gastos públicos excessivos.
E, indo mais atrás, ainda, mais fundo, na origem…
Temos:

  1. desperdícios/incompetências/processos ineficientes e, como se já não fosse suficiente, ainda temos …
  2. corrupção.

Estimo que no caso dos gastos públicos, com base em 30 anos de vida como executivo de multinacional, o primeiro item – a incompetência, seria responsável por, pelo menos, 30%.

No caso, do segundo – a corrupção, por uns 10 a 20%, sendo otimista. Vale a pena ler VEJA Edição 2019 1º de agosto de 2007  Corrupção tem remédio… Stuart Gilman – Chefe do Programa Global da ONU contra a Corrupção . Texto completo : http://veja.abril.com.br/010807/entrevista.shtml

 

Alternativas…

  • Mantém-se os impostos e o Brasil será um lindo parque de diversões com infra-estrutura e serviços e oportunidades para todos. Muitos voltarão a pagar impostos porque veem resultados.
  • Reduz-se os impostos e usa-se melhor os recursos arrecadados. A economia vai crescer, pois se terá mais dinheiro para investir, os juros caem, mais contribuintes e o país vai decolar.

Simples, não?

Veja este trecho “É o peso do Estado que dispara os juros”:

“A situação piorou muito nos últimos dez anos. Em 1994, quando a distorção já era grave, o crédito que circulava na economia era 21% acima da dívida pública. Mas a dívida do governo correu mais rápido do que a da sociedade: hoje, representa o dobro de todo o crédito que circula no país. Isso fez com que a economia brasileira conseguisse avançar sem crédito, ainda que aos trancos e barrancos.

  • No Brasil, a cada 100 reais produzidos na economia, existem apenas 30 reais de crédito para financiar a produção e o consumo.
  • No Chile e nos Estados Unidos, essa mesma relação supera os 60%.
  • Na Europa e na China, a cada 100 euros e iuanes produzidos, empresas e consumidores encontram outros 100 disponíveis nos bancos.”

Fonte: Revista VEJA 04/05/05: http://veja.abril.com.br/040505/p_048.html

Ainda…

“É fácil condenar o aumento dos juros pelo Banco Central. Difícil mesmo é cortar os gastos públicos
Os que condenam o aumento dos juros, no entanto, nem sempre se lembram de que o estado brasileiro insiste em não caber dentro do PIB. Enquanto a torneira dos gastos públicos não for estancada, inundando a economia com mais reais do que ela é capaz de metabolizar, o BC se verá na obrigação de acionar sua única e, às vezes, perversa arma de aumentar o custo do dinheiro para esfriar a atividade econômica.

Nos últimos quatro anos, os gastos do governo federal avançaram 38%, já descontada a inflação. Para financiar esse aumento estrondoso nas despesas, a arrecadação tributária engordou ainda mais – 40% (veja o quadro). Enquanto isso, o PIB (produto interno bruto, soma de mercadorias e serviços produzidos pelo país) aumentou apenas 20% entre 2003 e 2007.”
Fonte: http://veja.abril.com.br/300708/p_084.shtml

Assista este vídeo, parte de uma entrevista do economista Gustavo Franco, no programa Roda Viva (link): Gustavo Franco: Por que os Juros são altos?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s